O Tarot Interminável da Interdinâmica é um projecto que tem este nome por estar em constante crescimento e mudança. A organização deste Tarot é feita pelo tarólogo / psicólogo João Caldeira.
Os artistas que criaram as cartas, bem como os que aparecem fotografados em algumas delas, aceitaram um desafio vocacionado para a importância das metáforas / mitos / arquétipos / histórias de vida no desenvolvimento pessoal. Queremos aqui agradecer a sua preciosa colaboração.
Estáo a ser recriadas cartas relativas aos arcanos dos baralhos clássicos e cartas de baralhos auxiliares com arcanos que apresentam histórias e significados próprios.
É um projecto que nos merece um interesse, um cuidado e um carinho muito grandes. A intuição, a criatividade e o saber caminham juntos.
As duas primeiras cartas são exemplos do naipe de personagens de teatro: Arno Kretschmann e Horst Ehmke (clique aqui para ver o site da peça), representados pelos actores Rui Luís Brás e Jorge Gonçalves.
As cartas seguintes são representações de arcanos maiores. O Diabo, O Eremita, Os Enamorados e A Lua, estão representados por pinturas de Ilídio Salteiro que foram adaptadas de acordo com o autor (clique aqui para ver o site do artista).
A sétima, oitava e nona cartas são da autoria de J. Cottinelli Monsanto. Representam os arcanos maiores: O Louco, A Imperatriz e A Estrela. Destas, a última resulta de um apontamento fotográfico da Praça do Rossio, em Lisboa, em que os vários elementos se combinaram de acordo com os simbolismos originais deste arcano (clique para ver o site do artista).
A penúltima carta da autoria do fotógrafo Jorge Correia Santos , é A Força. Em muitos baralhos encontramos uma figura feminina com o leão, mas também vemos muitas vezes uma figura masculina. É este o caso, trata-se de uma fotografia da estátua do Marquês de Pombal, em Lisboa. Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, encaixa-se muito bem neste arcano pela capacidade que demonstrou em lidar com a catástrofe provocada pelo terramoto de 1775, reagindo prontamente e utilizando bem as suas capacidades e energias, no apoio às vítimas e na reconstrução de Lisboa (clique para ver o site do autor).
A última carta é O Sol da pintora Dora Iva Rita, obra realizada em têmpera sobre pano de algodão e linho. Esteve exposto na Praça das Flores em Lisboa (clique para ver o site da autora).
Iremos continuar a apresentar mais cartas e fornecer mais informações sobre este Tarot.
O segundo artigo com mais imagens pode ser visto clicando aqui.
Comentário de João Caldeira (Consultas e Cursos de Tarot)
Contactos: 96 0094558
José Ruy é um homem extraordinário como pedagogo, (ler mais)
Este Mago da autoria de José Abrantes é simbólico e divertido. (ler mais)
O 2 de Varas , naipe relacionado com o elemento fogo, é (ler mais)
O Tarot Interminável continua a crescer com o seu ritmo próprio. (ler mais)
Um grupo de artistas ligados à Interdinâmica aceitou a proposta de criar cartas de T (ler mais)