José Ruy é um homem extraordinário como pedagogo, comunicador, artista e, sem dúvida, como amigo. A carta 20 do Tarot, habitualmente chamada de Julgamento, aparece no baralho que estou a criar, o Tarot Interminável, com o nome de Reencontro. A imagem é da autoria do José Ruy, por ele gentilmente cedida, pertencendo ao livro que fez sobre Aristides de Sousa Mendes.
Nesta carta em aparece geralmente um anjo no céu tocando uma trombeta e levando ao erguer dos mortos e à reunião dos seres, das almas. Nesta versão é o Aristides que através da sua ajuda permite a fuga da Alemanha nazi, do Holocausto, a muita gente que se reúne na luz, na direcção do Sol, na liberdade.
Esta foi uma carta tema no Mês Internacional de Tarot e nos Encontros Internacionais de Tarot, deste Maio. Para conseguirmos um momento tão magnífico é necessário usar as sabedorias dos outros Arcanos do Tarot, criatividade, coragem, comunicação, conhecimento, amor, humanidade... Vale a pena não perdermos a importância desta carta dos nossos horizontes de vida pela sua enorme riqueza humana e espiritual.
Obrigado José Ruy pela obra magnífica e pela longa e grande amizade.
João Caldeira é o criador do Tarot Interminável, fundador e coordenador da Casa de Tarot (Inter Tarot House),
Contacto por telemóvel: 96 0094558 (consultas e cursos de Tarot).
Este Mago da autoria de José Abrantes é simbólico e divertido. (ler mais)
O 2 de Varas , naipe relacionado com o elemento fogo, é (ler mais)
O Tarot Interminável continua a crescer com o seu ritmo próprio. (ler mais)
O Tarot Interminável da Interdinâmica é (ler mais)
Um grupo de artistas ligados à Interdinâmica aceitou a proposta de criar cartas de T (ler mais)